Otan afunda navio-tanque de piratas somalis

Uma embarcação dinamarquesa afundou no domingo um navio-tanque usado por piratas somalis para lançar ataques contra navios mercantes, informou nesta segunda-feira um comunicado da Otan.

EFE |

O navio-tanque era de grande porte e servia ainda para transportar e dar apoio às lanchas rápidas usadas pelos piratas em seus ataques, explicou em comunicado o quartel naval aliado de Northwood (Reino Unido), que coordena a missão de patrulha marítima da Otan.

O navio tinha sido localizado após abandonar um conhecido ponto usado pelos piratas na costa leste da Somália, e estava "completamente cheio de equipamento e provisões para os piratas", precisou a nota.

Os dinamarqueses não encontraram nenhum tripulante a bordo, e por isso trabalham com a hipótese de que embarcaram em uma lancha rápida de pequeno porte ao perceber a aproximação dos militares, disse uma fonte da Otan.

"Foi uma operação muito bem executada. Desmantelar a capacidade dos piratas em um ponto perto de suas bases envia um sinal forte", afirmou o comodoro Christian Rune, da Armada dinamarquesa, atual comandante da Força Naval Permanente I da Otan.

Leia mais sobre pirataria na Somália

    Leia tudo sobre: somália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG