Ossétia do Sul: Medvedev conversa por telefone com Ban Ki-moon

O presidente russo, Dmitri Medvedev, garantiu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o apoio de seu país quanto à adoção, por parte do Conselho de Segurança, de uma resolução referente ao conflito entre Rússia e Geórgia, que deve retomar os seis pontos do plano de paz elaborado por Moscou e Paris.

AFP |

De acordo com a assessoria de imprensa presidencial, citada pelas agências de notícias russas, a conversa foi uma iniciativa da ONU.

"Dmitri Medvedev estava de acordo com o secretário-geral da ONU sobre a necessidade da adoção de uma resolução do Conselho de Segurança sobre a situação na Ossétia do Sul", informou sua assessoria, em um comunicado.

Ele destacou que "a tarefa principal do Conselho era apoiar o plano de paz de seis pontos elaborado em 12 de agosto pelos presidentes russo e francês (Nicolas Sarkozy)", segundo a mesma fonte.

"O presidente russo agradeceu a Ban Ki-moon por tê-lo informado da vontade das agências do sistema ONU de fornecer ajuda humanitária ao povo da Ossétia do Sul, onde as ações criminosas das autoridades georgianas levaram a uma catástrofe humanitária", acrescentou a assessoria de imprensa.

"Ele destacou que os responsáveis por essas agências, que querem avaliar no terreno a extensão do desastre, já têm e terão uma assistência necessária" por parte das autoridades russas, completou a mesma fonte.

mp/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG