Ossétia do Sul e Abkházia agradecem Nicarágua por reconhecer independência

Moscou, 4 set (EFE).- As regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia agradeceram hoje ao presidente nicaragüense, Daniel Ortega, por reconhecer a independência das duas da Geórgia, exemplo que esperam que sigam outros países latino-americanos.

EFE |

"Acabo de enviar uma mensagem de agradecimento ao presidente (Daniel) Ortega por sua compreensão de nossa luta pela independência", disse à Agência Efe Serguei Shamba, chefe da diplomacia da Abkházia, em conversa por telefone.

Shamba acrescentou que as autoridades da Abkházia já estão traduzindo para o espanhol um documento no qual solicitarão à Nicarágua o estabelecimento de relações diplomáticas.

"Há indícios de que outros países, como Cuba, reconhecerão nossa condição de estados independentes nas próximas semanas", ressaltou.

Enquanto isso, o ministro de Exteriores da Ossétia do Sul, Murat Dzhioev, disse que a declaração de Ortega é "muito importante" e que poderia colocar um precedente para outros países.

"Esperamos que outros países sigam seu exemplo. Estamos dispostos a iniciar relações de boa vontade com todos os países do mundo", disse à Agência Efe. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG