grande noite para o Reino Unido, diz premiê britânico - Mundo - iG" /

Oscar foi grande noite para o Reino Unido, diz premiê britânico

Londres, 23 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, parabenizou os produtores de Quem quer ser um milionário? e a atriz Kate Winslet pelos prêmios no Oscar deste ano, que qualificou de grande noite para o Reino Unido.

EFE |

Em declarações à imprensa em Southampton, no sul da Inglaterra, Brown disse que os prêmios refletem os "triunfos fantásticos da indústria cinematográfica britânica".

"Quem quer ser um milionário?", de Danny Boyle, confirmou o favoritismo e ganhou o Oscar de melhor filme, além de mais sete categorias - entre elas direção -, enquanto Winslet levou o prêmio de melhor atriz pela atuação em "O Leitor".

"Estou incrivelmente orgulhoso com os sucessos de 'Quem quer ser um milionário?' e Kate Winslet, e parabenizo a todos que contribuíram para esse sucesso. O Reino Unido está mostrando que tem talento", comentou o chefe do Governo.

"Gostaria de parabenizar Danny Boyle e a todos que trabalharam em 'Quem quer ser um milionário?' pelos oito incríveis prêmios", completou Brown.

Além das categorias melhor filme e direção, o longa-metragem faturou os prêmios de trilha sonora original, roteiro adaptado, mixagem, montagem de som, fotografia e canção original.

O filme, que venceu vários prêmios ao redor do mundo, entre eles o Globo de Ouro e o Bafta - principal do cinema britânico -, conta uma história de amor na Índia.

No longa, o protagonista, Jamal, um jovem de 18 anos morador de uma favela de Mumbai, está prestes a responder à pergunta que pode torná-lo rico quando é preso sob a acusação de trapaça, já que as autoridades não acreditam que, com sua vivência, ele possa saber tanto sobre as questões do programa que dá título à produção, "Quem quer ser um milionário?".

Já Winslet, que tinha sido indicada outras cinco vezes, vinha como favorita pela conquista de prêmios como o Bafta.

Os outros indicados eram: Anne Hathaway ("O casamento de Rachel"), Angelina Jolie ("A troca"), e Melissa Leo ("Rio congelado"), Meryl Streep ("Dúvida"). EFE vg/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG