Os transplantes de órgãos e de membros

O transplante simultâneo de um rosto e de duas mãos por uma equipe de cirurgiões franceses se soma às importantes cirurgias do gênero realizadas nos últimos anos.

AFP |

--ROSTO--

Em 27 de novembro de 2005, em Amiens (França), as equipes dos professores Jean-Michel Dubernard e Bernard Devauchelle realizaram o primeiro transplante de rosto parcial (triângulo nariz, lábios e queixo) em uma mulher de 38 anos desfigurada por seu cachorro.

Em 17 de dezembro de 2008, uma equipe de cirurgiões de Ohio (norte dos EUA) transplantou 80% do rosto de uma mulher, realizando o que é considerado o primeiro do mundo de quase todo o rosto.

--MÃOS--

Em 24 de setembro de 1998, uma equipe de cirurgiões dirigida pelo professor Jean-Michel Dubernard, realizou em Lyon (França) o primeiro transplante, ao colocar em um paciente a mão de uma pessoa morta. No entanto o paciente, que não suportou a dor ligada à nova mão, pediu uma amputação em fevereiro de 2001.

Em 14 de janeiro de 2000, o mesmo professor Dubernard realizou o primeiro transplante das duas mãos e da parte inferior do antebraço.

--BRAÇO--

Em 1o. de agosto de 2008, um transplante dos dois braços inteiros foi realizado pela primeira vez em uma clínica de Munique (sul da Alemanha).

--CORAÇÃO--

Em 3 de dezembro de 1967, em Cap (África do Sul), o Dr. Christian Barnard realiza o primeiro transplante cardíaco. O transplantado sobreviveu apenas 18 dias.

O primeiro transplante de um coração artificial foi realizado em 2 de dezembro de 2002 no hospital de Salt Lake City (EUA). O transplantado sobreviveu 122 dias.

--FÍGADO--

O primeiro transplante de fígado foi tentado em março de 1963 em Denver (EUA), pelo professor Thomas Starzl. Mas o receptor morreu rapidamente.

--PULMÕES--

O primeiro transplante pulmonar foi realizado em 14 de novembro de 1968 na Bélgica. O transplantado sobreviveu nove meses.

--RINS--

Em 7 de junho de 1950, em Chicago (EUA), o doutor Richard Lawler transplantou pela primeira vez o rim de uma pessoa morta em uma mulher que sofria de afecção renal incurável. A paciente morreu pouco depois.

--LÍNGUA--

Em 19 de julho de 2003, o primeiro transplante de uma língua foi realizado por uma equipe de cirurgiões austríacos em Viena sobre um paciente que sofria de um câncer da língua.

--LARINGE

Em janeiro de 1998, um americano que havia perdido duas cordas vocais num acidente de moto é submetido o primeiro transplante da laringe. O transplante foi anunciado em junho de 2001.

--TRAQUEIA--

Em outubro de 2006, uma equipe de cirurgiões franceses anuncia os primeiros transplantes de traqueia em paciente com câncer até então incuráveis, substituindo o órgão doente por um segmento da aorta.

--PÊNIS--

Uma equipe cirúrgica chinesa anuncia em setembro de 2006 que um chinês, o primeiro homem a beneficiar de um transplante do pênis, pediu sua retirada duas semanas depois em razão de "um grave problema psicológico".

doc-jum/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG