Redação Internacional, 3 abr (EFE).- Pelo menos 12 pessoas foram assassinadas nesta sexta-feira por um homem armado em um centro de assistência social para imigrantes, na localidade de Binghampton, no estado de Nova York (EUA), onde fez mais de 20 reféns.

Os casos mais graves de tiroteios e assassinatos múltiplos perpetrados nos Estados Unidos desde 2000 são os seguintes: 2000 - 28 abril.- Cinco pessoas (dois asiáticos, um negro e dois indianos) foram assassinadas em diversos ataques nos subúrbios de Pittsburgh (Pensilvânia), aparentemente por motivações raciais. O advogado branco Richard Baumhammers foi detido como suspeito.

- 26 dezembro.- Sete funcionários de uma empresa da internet morreram pelos disparos com um fuzil de assalto AK-47 de um companheiro em Wakefield, no estado de Massachussets.

2002 - 28 outubro.- Robert Flores, um veterano da Guerra do Golfo e estudante da Universidade de Enfermaria do Arizona (EUA), assassinou uma professora e outros dois docentes e depois se suicidou.

2005 - 21 março.- Jeffrey Weise, de 16 anos, estudante de ensino médio de uma escola de Red Lake, em Minnesota (EUA), assassinou sete pessoas no centro de ensino, após o qual se suicidou. Pouco antes tinha matado seus avós.

2006 - 2 setembro.- Douglas W. Pennington, matou a tiros seus dois filhos, de 24 e 26 anos, no campus de Shepherd University em Shepherdstown, Virgínia Ocidental (EUA), e depois se suicidou.

- 27 setembro.- Charles Carl Roberts assassinou cinco meninas em uma escola Amish, na Pensilvânia (EUA).

2007 - 13 fevereiro.- O bósnio Sulejmen Talovic, de 18 anos, matou a tiros cinco pessoas no centro comercial Trolley Square em Salt Lake City (Utah, EUA), após o que foi abatido pela Polícia.

- 16 abril.- O estudante sul-coreano Cho Seung-hui matou 32 estudantes e professores na Universidade Politécnica da Virgínia (EUA), e depois se suicidou. Este foi o fato mais grave destas características registrado em um centro educacional nos Estados Unidos.

- 7 outubro.-Seis pessoas morreram em um tiroteio em uma festa perpetrado por Tyler Peterson, um adjunto do "xerife" do Condado de Oconto, em Wisconsin (EUA).

- 5 dezembro.- Nove pessoas morreram, incluindo o agressor, e cinco ficaram feridas quando um homem de 20 anos abriu fogo indiscriminadamente em um centro comercial de Omaha (Nebraska).

2008 - 7 fevereiro.- Seis pessoas morreram quando um homem entrou atirando em uma reunião na Prefeitura de Kirkwood, no estado do Missouri e foi abatido.

- 14 fevereiro.- Um estudante vestido de preto matou a tiros seis pessoas e feriu outras 15 na Universidade do Norte de Illinois (EUA), após o que se suicidou.

- 2 setembro.- Um doente mental matou seis pessoas, entre elas um policial, na localidade de Alger, no estado de Washington.

2009 - 5 março.- Um homem com uma pistola semiautomática matou cinco pessoas, três delas crianças, na cidade de Cleveland (Ohio).

- 10 março.- Um homem armado matou dez pessoas, entre elas sua mãe, seus avós e seus tios e posteriormente se suicidou.

- 29 março.- Pelo menos oito pessoas morreram em um tiroteio em uma residência para idosos e doentes de Alzheimer em Carthage (Carolina do Norte, EUA). O agressor foi ferido pela Polícia.

jlc/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.