Os maiores massacres em escolas do mundo

O tiroteio desta terça-feira em uma escola profissionalizante de Kauhajaki, na Finlândia, faz parte da longa e macabra lista de agressões em massa praticadas em centros de ensino.

AFP |

Estas são algumas das ocorrências do tipo mais violentas registradas na última década:

- 20 de abril de 1999 - ESTADOS UNIDOS: Dylan Klebold e Eric Harris, de 17 e 18 anos, armados com uma pistola semi-automática, um rifle de assalto e mais de 30 bombas artesanais, abrem fogo na escola de Columbine, em Littleton, Colorado, matando 12 estudantes e um professor antes de cometer suicídio.

- 8 de junho de 2001 - JAPÃO: oito estudantes são assassinados a facadas em uma escola de Tóquio por um homem desequilibrado, que foi executado em setembro de 2004.

- 26 de novembro de 2002 - CHINA: um homem desequilibrado mata quatro estudantes a facadas e fere outros três em uma escola de Huaiji, na província de Guandong (sul). O assassino continua preso.

- 3 de setembro de 2004 - RÚSSIA: 332 pessoas, entre elas 186 crianças, morrem em uma escola de Beslan, sul da Rússia, em uma desastrada operação do exército russo para libertar os reféns detidos por um comando rebelde checheno.

- 28 de setembro de 2004 - ARGENTINA: um menino de 15 anos mata três estudantes e fere cinco em um colégio da cidade de Carmen de Patagones (província de Buenos Aires, sul) despois de abrir fogo em sua sala com uma arma de grande calibre, propriedade de seu pai policial. O assassino continua preso.

- 26 de novembro de 2004 - CHINA: oito adolescentes são mortos a tiros e quatro ficam feridos no dormitório de um colégio na cidade de Ruzhu, na província de Henan (centro). O assassino, de 21 anos, foi entregue à polícia pela própria mãe após uma tentativa fracassada de suicídio.

- 21 de março de 2005 - ESTADOS UNIDOS: um jovem assassina os avós e segue para o colégio onde estudava em Red Lake, em uma reserva indígena de Minnesota (norte), onde mata nove pessoas e fere dez, antes de cometer suicídio.

- 27 de setembro de 2006 - ESTADOS UNIDOS: em Bailey (Colorado, oeste), um homem de 54 anos faz seis alunas de uma escola como reféns, as estupra e mata antes de se matar.

- 3 de outubro de 2006 - ESTADOS UNIDOS: cinco meninas são mortas e seis ficam gravemente feridas por um franco-atirador em uma escola da Pensilvânia.

- 16 de abril de 2007 - ESTADOS UNIDOS: um franco-atirador mata 32 pessoas antes de cometer suicídio no campus da universidade Virginia Tech, em Blacksburg (Virginia).

- 7 de novembro de 2007 - FINLÂNDIA : um jovem de 18 anos abre fogo em uma escola de Tuusula, no norte de Helsinki, matando sete alunos e a diretora antes de cometer suicídio.

- 14 de fevereiro de 2008 - ESTADOS UNIDOS: um jovem abre fogo no campus de uma universidade de Illinois (norte), matando cinco pessoas antes de cometer suicídio.

fm/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG