Os hotéis, um alvo privilegiado dos atentados

Um duplo atentado suicida deixou sexta-feira pelo menos nove mortos em dois hotéis de luxo de Jacarta, aumentando a lista de ataques cometidos no mundo contra hotéis frequentados por turistas.

AFP |

Seguem os principais ataques deste gênero desde 2002:

- 27 de março de 2002: Israel - Um atentado suicida em um hotel de Netanya (norte de Tel-Aviv), na noite da Páscoa judaica, deixou 29 mortos, além do camicase.

- 12de outubro de 2002: Indonésia - Um duplo atentado contra um bar-restaurante e uma discoteca, na estação balneária de Kuta, em Bali deixou 202 mortos, essencialmente turistas. O ataque foi atribuído à rede terrorista Jemaah Islamiyah.

- 28 de novembro de 2002: Quênia - Um atentado contra um hotel propriedade de israelense deixou 18 mortos (12 quenianos, três israelenses e três camicases) perto de Mombasa (sudeste).

- 16 de maio de 2003 : Marrocos- Cinco atentados quase simultâneos atingiram restaurantes e hotéis frequentados por estrangeiros e alvos judeus em Casablanca: 45 mortos, com 12 camicases, e uma centena de feridos.

- 5 de agosto de 2003 : Indonésia - 12 mortos no hotel Marriott de Jacarta em um atentado com carro-bomba, atribuído à Jemaah Islamiyah.

- 7 de outubro de 2004 : Egito - 34 pessoas, entre as quais turistas israelenses, morreram e 105 foram feridas, em um triplo atentado cometido no Sinai contra o hotel Hilton de Taba (fronteira egípcia-israelense) e contra dois acampamentos de férias em Noueiba (470 km a sudeste do Cairo).

- 23 de julho de 2005 : Egito - Quase 70 mortos em três atentados suicidas em um local frequentados por turistas em uma estação balneária de Sharm-el-Cheikh. Estes ataques quase simultâneos, que visaram principalmente o hotel Ghazala Gardens, são atribuídos ao grupo islamita Al-Tawhid wal Jihad.

- 9 de novembro de 2005: Jordânia - Três hotéis de Amã, Radisson SAS, Hyatt e Days Inn, foram atingidos quase ao mesmo tempo por atentados suicidas assumidos por um braço iraquiano da Al-Qaeda: 60 mortos.

- 20 de setembro de 2008: Paquistão - Um atentado com caminhão-bomba contra o hotel Marriott de Islamabad deixou pelo menos 60 mortos.

- 26-29 de novembro de 2008: Índia - 174 mortos, dos quais nove dos dez assaltantes, em uma matança e explosões em série contra grandes hotéis de Mumbai. Estes atentados foram atribuídos em Nova Délhi ao Lashkar-e-Taïba (LeT), um grupo islâmico armado clandestino paquistanês ativo na Caxemira.

fm/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG