Os ataques em Mumbai pegaram de surpresa a UE

A União Européia (UE) reconhece que os atentados em Mumbai, que deixaram pelo menos cem mortos, pegaram de surpresa o bloco, que agora está preocupado com a situação, disse nesta quinta-feira seu chefe antiterrorista, Gille de Kerchove.

AFP |

A França, que exerce a presidência temporária da UE, anunciou que enviaria um avião a Mumbai com médicos e especialistas em resgate para ajudar os europeus vítimas dos atentados, indicou por sua vez a ministra francesa do Interior, Michele Alliot-Marie.

Pouco antes, a Espanha também anunciou o envio de um avião para evacuar seus cidadãos, entre eles dois feridos.

"Os atentados nos pegaram de surpresa", admitiu De Kerchove, coordenador antiterrorista da UE, paralelamente a uma reunião de ministros europeus do Interior em Bruxelas, na qual esteve presente.

"Nos últimos meses notamos um aumento exponencial dos ataques na Índia, mas eram locais. Agora estamos diante de um fato de grande magnitude, e não o vimos chegar", disse. "É preocupante", acrescentou.

Mumbay foi palco na tarde de quarta-feira de uma série de atentados coordenados cometidos por homens fortemente armados que atacaram dois hotéis e outros pontos da cidade, deixando pelo menos cem pessoas mortas.

O Exército indiano lançou nesta quinta-feira uma ofensiva contra os islamitas armados, que mantinham inúmeros estrangeiros como reféns nos dois hotéis de luxo.

Durante a reunião em Bruxelas, os ministros dos 27 países da UE discutiram medidas para ajudar os europeus vítimas dos ataques, entre elas assistência médica, apoio consular e ajuda para a evacuação.

"Estes trágicos acontecimentos destacam a persistência da ameaça terrorista. Convocamos uma ação coordenada e determinada da União Européia para prevenir e combater este tipo de ato", disseram os ministros em um comunicado.

"A cooperação com todos os sócios da União Européia também deve ser reforçada", acrescentou o texto.

loc-mar/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG