Rei Juan Carlos deve aprender a escutar - Mundo - iG" /

Ortega: Rei Juan Carlos deve aprender a escutar

Manágua, 19 jul (EFE).- O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse hoje que o rei Juan Carlos da Espanha deve aprender a escutar na próxima Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada em El Salvador, entre os dias 29 e 31 de outubro.

EFE |

O líder nicaragüense fez esse comentário após interromper seu colega venezuelano Hugo Chávez, que discursava em Manágua, por ocasião das comemorações do 29º aniversário da revolução sandinista.

Ortega fez um aceno ao governante venezuelano, que foi interpretado por este como um pedido para que terminasse seu discurso.

"Aqui ninguém te cala", disse, logo em seguida, o líder sandinista, depois que Chávez disse que terminaria de falar "em um minuto".

Após escutar essa frase, Chávez soltou uma risada, e parafraseou a frase "por que não se cala?", dita pelo rei Juan Carlos na última Cúpula Ibero-Americana, realizada em Santiago do Chile.

O governante venezuelano confirmou que, em sua viagem, iniciada ontem na Bolívia, passará por Rússia, Belarus, Espanha e Portugal.

Chávez perguntou então a Ortega o que teria que dizer ao rei Juan Carlos ao chegar à Espanha.

"Diga ao rei quem na próxima reunião, aprenda a escutar, e não mande os outros se calarem", respondeu Ortega.

"Levarei um abraço seu ao rei", disse, entre risos, Chávez, que confirmou que se reunirá com o chefe do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Ortega continuou: "O rei sabe que o povo não se cala, o rei sabe que o povo espanhol não se cala, muito menos o povo venezuelano, o povo nicaragüense, o povo paraguaio, o povo latino-americano. Não nos calamos".

Chávez prometeu a Ortega dar essa mensagem ao rei Juan Carlos, com quem se encontrará pela primeira vez depois do incidente do ano passado, na Cúpula Ibero-Americana de Santiago do Chile. EFE lfp/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG