Ortega abre a porta à normalização das relações com Honduras

Manágua, 9 abr (EFE).- O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, deu hoje o primeiro passo rumo à normalização das relações bilaterais com Honduras depois de se reunir com o presidente hondurenho, Porfirio Lobo, cujo Governo ainda não foi reconhecido formalmente por Manágua desde que assumiu o poder em janeiro.

EFE |

"Centramos as conversas na importância de retomar o que é o processo de integração centroamericana, que se encontra paralisado por razões conhecidas por todos. Necessitamos retomar o processo para fortalecer a integração", afirmou Ortega em declaração pública à imprensa.

As declarações de Ortega foram feitas após um surpreendente encontro anunciado pouco antes de acontecer, em Tegucigalpa. A Nicarágua é o único país que ainda não normalizou as relações com Honduras após a destituição do então presidente hondurenho Manuel Zelaya em 28 de junho do ano passado.

Apesar de considerar o atual Governo hondurenho um produto da ruptura constitucional de um golpe de Estado, Ortega recebeu Lobo com abraços e um largo sorriso.

O governante nicaraguense não se referiu diretamente ao tema do reconhecimento do Governo de Honduras. No entanto, ele disse que falou com Lobo sobre a situação na região e que concordou com ele sobre a importância da unidade regional.

Lobo, por sua vez, considerou a declaração conjunta um passo para uma "América Central mais forte e unida". EFE fm/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG