crimes de guerra em Gaza - Mundo - iG" /

Organizações sociais denunciarão ao TPI crimes de guerra em Gaza

Paris, 12 jan (EFE).- Várias dezenas de organizações sociais e não-governamentais anunciaram hoje, em Paris, sua intenção de recorrer ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para denunciar os crimes de guerra na Faixa de Gaza.

EFE |

Estas associações, a maioria delas pró-palestinas, apresentarão sua denúncia na próxima quarta-feira diante da Promotoria do TPI, criado em 2002 para julgar crimes de guerra e contra a humanidade.

Seu objetivo é levar os protestos contra a ofensiva israelense em Gaza "ao terreno do direito e da justiça", disse à imprensa o presidente do Movimento contra o Racismo e pela Amizade entre os Povos (MRAP), Mouloud Aounit.

A União Judaico-Francesa pela Paz (UJFP) e o grupo Resistência Palestina apóiam esta iniciativa, à qual os promotores esperam que se juntem outras ONG e associações humanitárias presentes no terreno em Gaza.

No total, já são cerca de 100 os grupos que apóiam a denúncia diante do TPI e estudam também recorrer ao Tribunal de Primeira Instância da União Européia (UE) pelo processo de "associação especial" que o bloco europeu iniciou com Israel. EFE pi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG