Organização pedirá prisão de Bush durante posse de Obama

Washington, 14 jan (EFE).- Uma organização oposta à Guerra do Iraque convocou uma manifestação para pedir que o presidente americano George W.

EFE |

Bush seja preso por "crimes contra a humanidade", durante a posse de Barack Obama em Washington, daqui a seis dias.

O Governo Federal, comandado até lá pelo próprio Bush, autorizou a manifestação, marcada para acontecer em frente à sede do FBI, durante o desfile em honra de Obama.

O Washington Peace Center (Centro de Paz de Washington), que mobilizou, organizou e financiou o ato poderá concentrar até 3 mil manifestantes, que pretendem encher o local com letreiros com a mensagem "Prendam Bush!".

"Pedimos a detenção de George W. Bush por instigar uma guerra contra uma nação que não representava uma ameaça, ataques gratuitos contra populações civis, uso de tortura e violações (dos regulamentos) das Nações Unidas", diz a organização.

O Centro de Paz de Washington também acusa o presidente americano de mentir ao Congresso e ao povo americano sobre as razões para a invasão do Iraque, em março de 2003, pelas mortes de soldados americanos e iraquianos civis nesse conflito e por abuso da Constituição dos EUA.

A manifestação também conta com o respaldo dos grupos "After Downing Street" e "Shoes for Bush", grupo cujo nome alusão ao repórter iraquiano que tentou acertar o presidente dos EUA com seus sapatos, em dezembro, durante uma entrevista coletiva.

Para garantir uma participação visível, os organizadores pediram aos manifestantes que baixem de sua página de internet, "http://arrestbush2009.com", os letreiros que pedem a prisão de Bush. EFE mp/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG