oportunidade para paz no Sudão - Mundo - iG" /

Organização diz que detenção de Bashir é oportunidade para paz no Sudão

Bruxelas, 4 mar (EFE).- O International Crisis Group (ICG), uma organização dedicada à análise de conflitos internacionais, afirmou hoje que a ordem de detenção emitida contra o presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, pode ser uma oportunidade para levar a paz ao país.

EFE |

Em nota de imprensa, o grupo afirmou que a decisão dos juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) representa um "reconhecimento legal e independente" dos crimes em massa cometidos contra os milhões de vítimas de Darfur.

A ordem de detenção emitida pela Corte internacional tem efeito imediato a partir de hoje e inclui sete acusações: cinco por crimes de guerra -entre eles extermínio, tortura e abusos sexuais - e dois de lesa-humanidade -ataques diretos e propositais contra a população civil e saques.

O ICG explicou que "o ideal" seria que Bashir renunciasse e se apresentasse perante a Corte, mas reconheceu que isso é "pouco provável".

Por isso, como estímulo para impulsionar a mudança no Sudão, o grupo pediu à comunidade internacional que levante as sanções e forneça ajudas, sempre e quando o partido governante no país (a Conferência Nacional) oferecer "provas incondicionais e irreversíveis" do compromisso com o processo de paz. EFE vd/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG