Órbita da ISS é elevada em 5 quilômetros

Moscou, 24 abr (EFE).- A Estação Espacial Internacional (ISS) elevou neste sábado sua órbita em aproximadamente cinco quilômetros, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

EFE |

A manobra, que durou quase 21 minutos, foi realizada com ajuda dos oito propulsores do cargueiro Progress M-04M, acoplado ao módulo de serviço "Zaria", do segmento russo da plataforma orbital.

Como resultado, a velocidade da ISS aumentou em aproximadamente três metros por segundo e a altitude média da órbita ficou em 349,2 quilômetros. A altitude costuma oscilar entre 360 e 330 quilômetros.

A plataforma perde entre 100 e 150 metros de altura a cada dia devido à gravitação terrestre, a atividade solar e outros fatores.

A correção da órbita aconteceu para de garantir as condições ideais para o acoplamento à ISS do cargueiro automático russo Progress M-05M, previsto para o próximo dia 1º de maio, e a nave americana "Atlantis", que deverá chegar à plataforma orbital no dia 16 de maio, assim como a partida rumo à Terra de parte da tripulação a bordo da nave russa Soyuz TMA-17 em 2 de junho.

Atualmente, a ISS é tripulada pelos russos Oleg Kotov, Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, os americanos Timothy Creamer e Tracy Caldwell Dyson e o japonês Soichi Noguchi.

Skvortsov, Kornienko e Dyson seguirão trabalhando na estação, enquanto os demais retornarão à Terra. EFE mb/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG