Mau tempo na Flórida poderia atrasar retorno da Endeavour à Terra" / Mau tempo na Flórida poderia atrasar retorno da Endeavour à Terra" /

Órbita da ISS é aumentada em 6,2 quilômetros

Moscou - A altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi aumentada em 6,2 quilômetros a fim de garantir as condições ótimas para o acoplamento, no próximo dia 4 de abril, da nave pilotada Soyuz TMA-18, informou hoje o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/02/20/mau+tempo+na+florida+poderia+atrasar+retorno+da+endeavour+a+terra+9403973.html target=_topMau tempo na Flórida poderia atrasar retorno da Endeavour à Terra

EFE |

"Para a manobra foram usados os oito propulsores, de aproximação e engate, da nave de carga Progress M-04M, encostada no módulo de serviço Zvezda do segmento russo da ISS", disse à agência "Interfax" um porta-voz do CCVE.

Acrescentou que os motores do cargueiro foram ligados às 19h15 do sábado (horário de Brasília) e estiveram em funcionamento durante 26 minutos.

"A plataforma aumentou sua velocidade em 3,6 metros por segundo.

A órbita média da ISS foi elevada em 6,2 quilômetros e agora é de quase 349 quilômetros", assinalou o porta-voz.

Esta foi a segunda das duas correções de órbita do laboratório espacial programadas este mês para o acoplamento em abril da "Soyuz" TMA-18 com os novos membros da tripulação da ISS.

Estas manobras deverão proporcionar também condições favoráveis para o acoplamento da nave "Discovery", cujo lançamento está previsto para o dia 5 de abril.

Leia mais sobre: ISS

    Leia tudo sobre: estação espacialiss

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG