A popular apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey é, de longe, a celebridade mais generosa dos Estados Unidos, tendo destinado 50 milhões de dólares a obras de caridade em 2007, segundo uma classificação anual publicada nesta sexta-feira pela fundação Giving Back.

As doações de Oprah, 54 anos, sempre no topo de qualquer lista de celebridades mais influentes dos EUA, somaram 50,2 milhões de dólares no ano passado, o que representa um quinto de sua renda total. A maior parte desse dinheiro é destinada a manter as organizações filantrópicas fundadas por ela própria.

O músico Herb Alpert, com 13 milhões, a cantora e atriz Barbra Streisand, com 11 milhões, e o ator Paul Newman, com 10 milhões de dólares, vêm logo atrás de Oprah na lista de celebridades mais generosas.

O ator e diretor Mel Gibson vem em quinto lugar, com 9,9 milhões de dólares doados em 2007 (a maior parte destinada à igreja que freqüenta), e o 'casal de ouro' de Hollywood, Brad Pitt e Angelina Jolie, em sexto, com 8,4 milhões.

O ciclista Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, vem em seguida, empatado com o ex-astro da NBA Michael Jordan e com o jogador canadense de hóquei Eric Lindros (5 milhões cada).

O locutor de rádio Rush Limbaugh, com 4,2 milhões de dólares, completa o "top 10" da filantropia.

tq/ap

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.