A apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey confirmou nesta sexta-feira que seu programa de televisão acabará em setembro de 2011, depois de 25 anos no ar. O anúncio emocionado da apresentadora foi feito ao vivo na edição desta sexta-feira do Oprah Winfrey Show.

Segundo ela, a decisão foi tomada "depois de muita oração e meses de análises cuidadosas".

"Eu amo este programa, e amo o bastante para saber quando é hora de dizer adeus", afirmou a apresentadora.

A produtora de Oprah Winfrey, a Harpo Productions, havia anunciado o fim do programa na quinta-feira.

'Instituição'
Depois do final do programa, a apresentadora deve passar mais tempo se dedicando ao seu canal de televisão, o Oprah Winfrey Network (OWN).

Winfrey afirmou ainda que trabalhará com sua equipe de produção para encontrar novas maneiras de entreter, informar e levantar sua audiência para os programas até 2011.

O programa, transmitido diariamente pela rede CBS, é uma espécie de instituição da mídia americana, com uma média de 7 milhões de expectadores.

Segundo o correspondente da BBC em Washington Richard Lister, a atmosfera descontraída e as conversas francas do programa redefiniram o gênero do "talk show" e fez de Oprah a mulher negra mais rica do mundo.

Lister afirma ainda que autores que participaram do programa se tornaram bestsellers de um dia para o outro e o apoio de Oprah a Barack Obama foi considerado crucial para a campanha do então candidato à Presidência.

Mas, segundo ele, o império de Oprah inclui ainda revistas, um programa de rádio e, a partir do próximo ano, uma rede de televisão.

"Portanto, parece que o lugar dela na cultura americana permanecerá", disse o correspondente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.