Opositores tailandeses são soltos sob fiança

Bangcoc, 9 out (EFE).- A Justiça tailandesa concedeu hoje liberdade sob fiança aos líderes opositores Chamlong Srimuang e Chaiwat Sinsuwong, presos na terça-feira sob acusação de reunião ilegal e provocação à polícia, pelas manifestações contra o Governo que causaram dois mortos e quase 500 feridos.

EFE |

O Tribunal Penal de Bangcoc autorizou a saída da prisão de ambos depois do advogado deles, o senador Anothai Ritthipanyawong, depositar 100 mil bats (quase US$ 3 mil).

Em 27 de agosto, o mesmo tribunal ordenou detenção a nove membros da Aliança do Povo pela Democracia (PAD), de oposição, cujos militantes ocupam desde então a sede do Governo na capital.

Srimuang e Sinsuwong, membros da PAD, foram detidos no sábado, e três dias depois, os outros sete dirigentes do PAD ordenaram os militantes a marchar rumo ao prédio do Parlamento, o que propiciou a intervenção da Polícia.

O general reformado Srimuang, ex-governador de Bangcoc conhecido por suas profundas convicções budistas, é um dos oposicionistas mais populares da Tailândia.

Os líderes do PAD não serão mais processados por conspiração para insurreição nem por desacato à autoridade por se negarem a dissolver os protestos.

Estas acusações foram retiradas pelo Tribunal de Apelações, condição que eles haviam dado para se entregarem à polícia.

No entanto, o juiz manteve as acusações de reunião ilegal e provocação à Polícia.

O fundador da PAD, Sonthi Limthongkul, disse que os ativistas continuarão ocupando a sede do Governo, onde são previstos novos protestos.

Os distúrbios desta semana começaram depois da detenção no sábado passado dos dois líderes do PAD, que se opõe à emenda da Constituição de 2007, que começaria terça-feira no Parlamento.

Os opositores exigem a renúncia do primeiro- ministro Somchai Wongsawat, que acusam de ser um fantoche do ex-presidente Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe de Estado em 2006.

EFE tai/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG