Opositores da Costa do Marfim invadem embaixada em Paris

Embaixada da Costa do Marfim na capital francesa estava vazia desde que representantes do líder Laurent Gbagbo saíram do local

iG São Paulo |

Partidários de Alassane Ouattara, reconhecido internacionalmente como presidente eleito da Costa do Marfim, invadiram pacificamente nesta segunda-feira a embaixada de seu país em Paris, informou a polícia francesa.

AFP
Tropas de Paz da ONU com soldados de Bangladesh patrulham a capital Abidjan, na Costa do Marfim
Eles ocuparam a embaixada, que estava vazia depois que os representantes do presidente Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder, saíram.

A ocupação começou depois do anúncio do governo francês de que reconheceria os delegados de Ouattara, e não os de Gbagbo, para a sede diplomática.

Além da França, a União Europeia, os Estados Unidos e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) já afirmaram reconhecer a vitória de Ouattara nas eleições presidenciais de 28 de novembro.

Gbagbo, que se mantém no poder há 10 anos, nega-se a deixar a presidência desde que a Corte Constitucional invalidou os resultados do pleito e o proclamou vencedor, dando início a uma crise política e deixando o país à beira da guerra civil.

Greve

No domingo, partidos de Ouattara convocaram uma greve civil para pressionar Gbagbo a deixar o poder.  "Não devemos permitir que eles roubem nossa vitória", disse o comunicado emitido pelo partido de Ouattara.

A maioria dos funcionários públicos já vem faltando ao trabalho por causa da situação.

Também no domingo, a chancelaria suíça disse que um avião pertencente a Gbagbo foi impedido de deixar o aeroporto de Basel-Mulhouse, que é administrado por Suíça e França. O ministério das Relações Exteriores francês disse que a medida foi tomada atendo a pedido das "autoridades legítimas" da Costa do Marfim. 

Com informações da AFP e da BBC

    Leia tudo sobre: Alassane OuattaraLaurent GbagboCosta do Marfimcrise

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG