grande partido - Mundo - iG" /

Opositores cubanos estudam criação de um grande partido

Madri, 22 jun (EFE).- Várias organizações de exilados cubanos residentes na Espanha e nos Estados Unidos analisam a possibilidade de unir forças em um novo grande partido, para estarem presentes na transição que se aproxima em Cuba.

EFE |

Rigoberto Carceller Ibarra, presidente da Plataforma Cuba Democracia Já!, disse hoje à Agência Efe que "há possibilidades de que todos os grupos formem um grande partido".

Embora a decisão "ainda permaneça pairando no ar", pode ser tomada após um período de estudo, dentro de um mês e meio, quando as organizações reunidas hoje em Madri fixarão um novo encontro em um local que ainda não foi decidido, acrescentou Carceller.

Da reunião de hoje, participaram a Plataforma Cuba Democracia Já!, a Frente Nacional de Presídio Político Cubano e a direção do desmobilizado Exército de Libertação Nacional.

Segundo Carceller Ibarra, se a idéia for finalmente concebida e esse partido se formar, seriam integrados no mesmo as mencionadas organizações e "todas as entidades que agrupam".

A decisão será tomada depois que for ouvida a opinião de vários grupos de Miami, que precisam ser consultados sobre a idéia.

"Algo que foi deixado muito claro nesta reunião é que todas as iniciativas às quais queremos nos subordinar têm que nascer de nós mesmos, mais do que esperar que surjam grandes esforços de organismo internacionais ou do regime cubano", acrescentou Carceller. EFE mlg/bm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG