Opositores convocam população a carregar velas negras no Irã

TEERÃ - Jovens partidários do candidato derrotado à presidência do Irã Mir Hossein Mousavi conclamaram a população a carregar velas negras com laços verdes nesta segunda-feira para demonstrar solidariedade às vítimas das recentes rebeliões, disse seu website.

Redação com agências internacionais |

O website disse ainda que motoristas devem ligar os faróis de seus automóveis por duas horas a partir das 17 horas (horário local, 9h30 em Brasília) para "demonstrar sua solidariedade às famílias dos mártires mortos nos recentes eventos".

O verde tornou-se o símbolo do apoio a Mousavi, disse um político moderado que afirma que as eleições presidenciais de 12 de junho foram fraudadas em favor do atual presidente linha-dura, Mahmoud Ahmadinejad. As autoridades rejeitam as acusações.

No domingo, a TV estatal disse que pelo menos dez pessoas morreram no sábado durante confrontos com a polícia no centro de Teerã. A polícia informou que 457 pessoas foram presas em conexão aos protestos de sábado e que 40 policiais ficaram feridos.

A mídia estatal, que culpou "terroristas" pela violência, havia informado anteriormente que até oito pessoas haviam sido mortas em protestos desde a divulgação dos resultados oficiais, em 13 de junho.

Em um dia de luto convocado por Mousavi na semana passada, dezenas de milhares de pessoas se reuniram no centro de Teerã na quinta-feira, muitos dos quais vestiam roupas pretas e seguravam velas.

Protestos continuam

O Irã é palco a mais de uma semana de manifestações e violentos confrontos, que explodiram após a vitória eleitoral, por maioria absoluta, do presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

Teerã está tomada por soldados das forças antidistúrbios, da polícia secreta e dos milicianos islâmicos "basij" desde que, na terça-feira passada, as autoridades consideraram "ilegais" as manifestações da oposição. 

Análises:

Leia também:

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG