Opositores acusam autoridades equatorianas de agressão durante protesto

Quito, 17 ago (EFE).- Integrantes de grupos opositores ao projeto de Carta Magna, que deve ser votado pelos equatorianos em referendo em setembro, asseguraram hoje que no sábado foram agredidos brutalmente quando protestavam nos arredores de uma universidade em Guayaquil.

EFE |

Em um e-mail atribuído a estudantes da Universidad Católica Santiago de Guayaquil, ao movimento Juventud Ecuador e ao grupo Ecuador Arrecho, se assegura que desde a manhã de hoje, se vive um ambiente muito acirrado no local onde o presidente Rafael Correa previa transmitir seu programa semanal de rádio.

Cesar Coronel, do movimento Juventud Ecuador, integrado por cerca de 200 pessoas, disse hoje à Agência Efe que seu grupo registrou oficialmente na semana passada perante o Tribunal Supremo Eleitoral para fazer campanha pelo "não" no referendo.

Segundo a mensagem, o presidente chegou à universidade "com uma enorme segurança policial, militar e da guarda particular da Presidência, todos armados até os dentes", enquanto Coronel assegurou que integrantes de seu grupo não tinham como se defender.

De acordo o texto, do lado de fora alunos de todas os cursos e faculdades expressavam seu mal-estar pela visita de Correa, pois, segundo Coronel, se sentiam contrariados porque outros líderes da universidade tinham dito que essa instituição era a favor do projeto de Constituição.

Dentro, onde Correa apresentava um relatório, outros estudantes expressavam seu apoio, assim como ao projeto de Carta Magna que deverá ser votado em setembro.

A televisão local apresentou imagens do confuso fato de ontem nas quais é possível ver detratores e adeptos ao projeto de Constituição em enfrentamentos em que a Polícia interveio.

Não se informou ainda oficialmente o número de feridos no distúrbio, mas a televisão local apresentou imagens de pessoas que, após sofrerem agressão, eram atendidas por médicos. EFE sm/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG