Opositor venceria eleições presidenciais na Zâmbia, diz pesquisa

Lusaka, 25 out (EFE) - O líder do partido opositor da Zâmbia Frente Patriótica (PF), Michael Sata, receberia 46% dos votos e venceria as eleições presidenciais que serão realizadas na próxima quinta-feira no país, segundo uma pesquisa de opinião publicada hoje por um grupo independente.

EFE |

Já o Movimento pela Democracia Multipartidária (MMD), do atual presidente interino, Rupiah Banda, que assumiu o poder após a morte de Levy Mwanawasa, receberia 32% dos votos.

Os outros dois candidatos, Hakainde Hichilema, da Aliança Democrática Unida, e Godfrey Miyanda, do Partido Tradicionalista, aparecem em terceiro e quarto lugares, com 20% e 1% dos votos, respectivamente.

Os analistas políticos previram até agora resultados muito próximos entre Sata e Banda, mas sempre situaram o último na liderança.

No entanto, o líder da PF veio atraindo um grande número de pessoas a seus comícios, nos quais prometeu "devolver a dignidade aos cidadãos da Zâmbia".

Antes de se transformar no líder da oposição, Sata ocupou vários postos ministeriais, por isso é lembrado entre a população como um homem eficaz que cumpre suas obrigações.

Os quatro candidatos fizeram comícios por todo o país para tentar fazer chegar sua mensagem ao máximo número de cidadãos possível antes do término da campanha eleitoral, na semana que vem. EFE mc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG