Opositor iraniano é solto após pagar 36 mil euros de fiança

Teerã, 21 fev (EFE).- As autoridades iranianas libertaram o ativista opositor Massoud Aghai, que pagou 36 mil euros de fiança para deixar a casa de custódia para a qual foi levado após sangrentos confrontos travados em uma data religiosa.

EFE |

Em declarações publicadas hoje pelo jornal pró-reformista "Etemad", o advogado de Aghai, Mohamad Sharif, revelou que seu cliente deixou a prisão de Evin na noite de sexta-feira.

Segundo Sharif, ainda não foram definidas as acusações que serão apresentadas contra o opositor, detido em casa junto com a mulher, a secretária da Associação de Jornalistas Badrolsadat Mofidi, que permanece detida na seção feminina da mesma prisão.

O Irã está imerso em uma crise política e social desde a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em junho do ano passado.

Os protestos, que se mantêm há oito meses, se agravaram em 27 de dezembro - dia da festividade religiosa da Ashura -, após uma violenta repressão na qual cerca de 500 pessoas foram detidas.

Entre os presos, há cerca de 65 jornalistas e blogueiros, segundo números da organização Repórteres sem Fronteiras. EFE jm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG