Opositor grego diz que Governo não protege cidadãos

Atenas, 9 dez (EFE).- O líder da oposição majoritária grega, Giorgos Papandreu, disse hoje que o país não tem um Governo que possa proteger seus cidadãos, e aproveitou a situação de violência para promover seu partido, Movimento Socialista Pan-helênico (Pasok), dizendo que ele oferece uma alternativa melhor.

EFE |

"O povo perdeu a confiança no Governo", declarou Papandreu, líder do Pasok, depois de se reunir com o primeiro-ministro, o conservador Costas Caramanlis, para tratar da tensa situação criada no país após a morte de um jovem de 15 anos por um policial no sábado passado.

"Eu disse ao primeiro-ministro que nossa sociedade atravessa uma crise econômica, social, institucional e de valores, e que o Governo é incapaz de lhe fazer frente", acrescentou o dirigente do maior partido da oposição.

O Pasok "agora, e como futuro Governo, garantirá aos cidadãos um estado de direito que proteja os direitos dos cidadãos", sentenciou Papandreu, quem também é presidente da Internacional Socialista.

Diante da onda de violência que se seguiu ao assassinato do adolescente Alexander Grigoropulos, declarou: "Compartilhamos a ira da geração jovem pelo assassinato", mas condenou, ao mesmo tempo, a violência e as desordens nas ruas.

"A juventude não se identifica com as imagens da extrema violência destes dias", disse Papandreu, que chamou os jovens a se comprometerem com "uma campanha contra a violência de toda procedência".

Papandreu se esquivou de responder diretamente aos jornalistas se pediu ao primeiro-ministro a convocação de eleições antecipadas e se limitou a assinalar que "nas democracias não há becos sem saída. O povo dará a solução".

Estas declarações do líder opositor não pareceram responder ao apoio que Caramanlis procura de todos os partidos políticos contra a destruidora onda de distúrbios sociais que acontecem desde a noite de sábado passado pela morte de Grigoropulos. EFE afb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG