CARACAS - A oposição venezuelana condenou neste domingo http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/01/24/chavez+fecha+seis+canais+a+cabo+incluindo+rctv+9374945.htmlo fechamento do canal de TV a cabo da Radio Caracas Televisión Internacional (RCTVI), cuja transmissão foi suspensa à meia-noite por suposto descumprimento da legislação.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne 11 partidos opositores, disse em comunicado que "condena sem reservas o fechamento da RCTV Internacional, medida que considera uma vingança com a emissora".

A RCTVI, empresa que surgiu a partir da Radio Caracas Televisión (RCTV), que perdeu o sinal aberto em 2007 depois de o governo não renovar sua concessão, é uma das 24 emissoras de TV a cabo que o presidente Hugo Chávez classificou na semana passada como "nacionais".

Essa condição, determinada pelo percentual da produção nacional de um canal, obriga a emissora a ajustar sua programação às normas legais venezuelanas que se aplicam às redes com sinal aberto, incluindo a transmissão das "cadeias nacionais obrigatórias".

Em seu comunicado, a MUD denunciou que esse foi "mais um ataque à liberdade de expressão".

No sábado, Chávez ordenou a transmissão de um discurso seu em "cadeia nacional", o que não foi feito pela "RCTVI", causando a punição.

Leia mais sobre: Venezuela

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.