Oposição venezuelana anuncia novos candidatos para eleições regionais

Caracas, 25 jul (EFE).- A oposição venezuelana anunciou hoje que conseguiu elevar de sete para 10 o número de candidatos de consenso para enfrentar os governistas nas 23 eleições regionais que serão realizadas no país em 23 de novembro.

EFE |

Dez dias após confirmar um primeiro consenso em torno de sete nomes, a oposição disse hoje que conseguiu acertar outros três candidatos.

Além disso, se comprometeu a fazer, na semana que vem, "outro grande anúncio", para a disputa do pleito contra os candidatos afins ao Governo do presidente Hugo Chávez.

José Antonio España, coordenador do opositor Movimento Ao Socialismo (MAS), afirmou que os três novos candidatos da oposição são para as eleições dos estados de Falcón, Cojedes e Lara, que se somam aos sete anunciados em 15 de julho, para Apresse, Carabobo, Nueva Esparta, Sucre, Trujillo, Vargas e Zulia.

España acrescentou que também se informará sobre os acordos para o lançamento de candidatos de consenso para boa parte das 342 eleições para Prefeituras do país.

A estratégia opositora responde a um acordo alcançado em 23 de janeiro entre as principais forças de oposição do país, a fim de formar uma "alternativa viável" ao Pólo Democrático, a aliança de organizações governistas liderada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), fundado por Chávez.

Algumas pesquisas prevêem que a oposição poderia ganhar em novembro em pelo menos 12 estados. EFE ar/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG