Oposição romena lidera em apuração das eleições

Resultados preliminares das eleições gerais na Romênia realizadas neste domingo colocam o partido da oposição ao governo, o Partido Social Democrata, na liderança. Pesquisas de boca-de-urna prevêem que os social-democratas venceram 36% dos votos nas eleições parlamentares romenas.

BBC Brasil |

Esta é a primeira eleição geral realizada na Romênia desde que o país passou a fazer parte da União Européia, no ano passado.

As pesquisas indicam que a crise econômica mundial pode ter abalado o apoio ao partido governista, o Partido Liberal.

Os social-democratas, sucessores dos comunidtas, prometem aumentar os pagamentos na área de bem-estar social para aliviar o impacto da crise e diminuir as desigualdades no país.

Ainda não foram divulgados resultados oficiais do pleito deste domingo, que foi encerrado às 21h, no horário local (18h, no horário de Brasília).

Correspondentes dizem que os antigos aliados dos liberais, os liberal-democratas, também estão bem-posicionados nos resultados das eleições.

Disputas entre o líder liberal-democrata, o presidente Traian Basescu, e o líder liberal, o primeiro-ministro Calin Popescu Tariceanu, acabaram rachando a coalizão.

O presidente Basescu, que ainda tem um ano pela frente no cargo, pode indicar o próximo primeiro-ministro se o resultado for apertado.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG