Oposição rebate Karzai e espera vitória sem 2º turno

Cabul, 21 ago (EFE).- A equipe do principal candidato opositor no Afeganistão, Abdullah Abdullah, disse hoje ter recebido a maioria dos votos nas eleições de quinta-feira, embora tenha frisado que espera o anúncio oficial da Comissão Eleitoral.

EFE |

"Estamos na melhor situação. Abdullah, por enquanto, tem 62% dos votos, enquanto (o atual presidente, Hamid) Karzai, apenas 32%", disse à Agência Efe o porta-voz da campanha opositora, Fazel Sancharaki.

Sancharaki negou que Karzai tenha obtido mais de 50% dos votos, quantidade necessária para evitar um segundo turno, como pouco antes fez a campanha do atual presidente.

A última pesquisa disponível, do International Republican Institute (IRI) americano feita antes das votações, previu que Karzai teri 44% e Abdullah, 26 .

Abdullah é dentista e ex-ministro de Assuntos Exteriores. O opositor conta com apoio sobretudo entre a etnia tajique, a segunda maior do país e concentrada especialmente no norte.

Já Karzai é pashtun, etnia majoritária no Afeganistão.

A lenta apuração dos votos começou ontem mesmo, após o fechamento das urnas, mas a Comissão Eleitoral espera resultados apenas a partir de 3 de setembro. EFE daa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG