Oposição passa à frente nas eleições do Iraque

A oposição iraquiana assumiu a liderança na apuração provisória das eleições parlamentares do último dia 7 de março, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelas autoridades eleitorais.

EFE |

A coalizão liderada pelo primeiro-ministro Nouri al-Maliki caiu para o segundo lugar na apuração parcial dos votos, segundo dados correspondentes a cerca do 80% das mesas eleitorais, divulgados pela Comissão Eleitoral em seu site.

De acordo com estes dados, a coalizão Al Iraqiya ("O Iraquiano"), liderada pelo ex-primeiro-ministro Ayad Allawi, tem 2,1 milhões de votos, contra 2,09 do Estado de Direito, liderado por Maliki.

A margem ainda é muito apertada. Os dados, além disso, dependem também das possíveis impugnações que podem ser apresentadas nos próximos dias. Em terceiro lugar fica a Aliança Nacional Iraquiana (ANI), com 1,59 milhões de votos.

Nas províncias do Curdistão iraquiano segue havendo um cômodo primeiro lugar para a atual coalizão governante na região, com o triplo de votos que o principal grupo de oposição.

Além das três províncias do Curdistão, o grupo de Maliki é o mais votado em sete províncias, a Al Iraqiya em cinco e a ANI em três. A Comissão Eleitoral acredita que os resultados finais serão confirmados no final deste mês.

O Parlamento eleito, de 325 cadeiras, será encarregado de designar o próximo presidente iraquiano, que terá funções executivas limitadas. Os novos parlamentares também vão determinar a próxima coalizão governante.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG