Oposição lidera eleições parlamentares na Lituânia

Vilnius, 13 out (EFE).- O partido opositor União da Pátria (TS) é o virtual vencedor das eleições parlamentares realizadas ontem na Lituânia, informou hoje a Comissão Eleitoral Central do país.

EFE |

A conservadora TS, liderada pelo ex-primeiro-ministro Andrius Kubilius, tem 19,55% dos votos válidos faltando a apuração de 27 colégios eleitorais, de um total de 2.034.

Em segundo lugar está o recém-fundado Partido do Renascimento Popular, integrado basicamente por personalidades da televisão e artistas.

O partido do antigo presidente lituano Ronaldas Paksas, Ordem e Justiça, é o terceiro, seguido pelo governista Partido Social-Democrata, do atual primeiro-ministro Gediminas Kirkilas, o grande perdedor das eleições.

Os social-democratas governam desde 2001 o país, embora, a partir de 2004, tenham sido obrigados a formar coalizão com partidos minoritários.

Os resultados, até agora, também indicam a chegada ao Parlamento do Partido Trabalhista e de dois partidos liberais.

Os analistas dizem que a vitória dos partidos opositores representa um voto de castigo contra o atual Governo pelo fato de este ter sido incapaz de controlar a inflação, que disparou nos últimos meses para mais de 10%.

De qualquer maneira, as consultas para a formação de Governo não serão fáceis, embora a TS tenha se mostrado disposta a negociar com todos os partidos, inclusive com os de esquerda. EFE va/fh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG