Oposição iraniana convoca nova marcha de protesto

Teerã - A oposição iraniana deve marchar hoje em novo protesto pelo resultado das eleições presidenciais do dia 12 de junho, que considera fraudulento, e pediu que se acendam velas em homenagem às vítimas.

EFE |

AP
Manifestantes e policiais durante protesto da oposição em Teerã
Manifestantes e policiais durante protesto da oposição em Teerã no sábado (20)

Fontes da oposição disseram à Agência Efe que a concentração vai acontecer às 16h (10h30 de Brasília) na praça de Haft-e Tir, no centro norte da capital, e se deslocará em direção ao norte através da avenida Valy-e Asr, a mais longa de Teerã.

Também se pediu à população que uma hora depois acenda luzes e velas em lembrança de Neda, a jovem morta a tiros nos protestos enquanto falava com seu pai, e dos outros manifestantes que perderam a vida durante as mobilizações.

As imagens da morte de Neda, gravadas em um telefone celular e colocadas posteriormente na internet, deram a volta ao mundo já transformaram a jovem de 16 anos em um símbolo da revolta reformista.

O Irã é palco a mais de uma semana de manifestações e violentos confrontos, que explodiram após a vitória eleitoral, por maioria absoluta, do presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

Teerã está tomada por soldados das forças antidistúrbios, da Polícia secreta e dos milicianos islâmicos "basij" desde que na terça-feira passada as autoridades consideraram "ilegais" as manifestações da oposição. 

Vídeo é divulgado por manifestantes no YouTube:


Análises:

Leia também:

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG