Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Oposição dominicana pede explicação sobre compra de aviões da Embraer

Santo Domingo, 19 nov (EFE) - O Partido Revolucionário Dominicano (PRD), o principal da oposição da República Dominicana, exigiu hoje transparência por parte do Governo dominicano na compra de oito aviões Super Tucano da Embraer, que serão destinados a combater o tráfico de drogas.

EFE |

A organização pediu ao Executivo uma explicação "convincente" sobre a aquisição "inoportuna" dos aviões diante das denúncias de legisladores que asseguram que vários parlamentares supostamente receberam dinheiro para aprovar o empréstimo de compra.

O presidente do PRD, Ramón Alburquerque, citou também notícias da imprensa segundo as quais o Brasil venderá os mesmos aviões à Força Aérea do Chile a um preço menor que o acordado com a República Dominicana.

Segundo Alburquerque, a compra dos aviões "produziu muitos boatos que devem ser esclarecidos para a boa imagem do país, do Governo e do honorável Congresso Nacional, que finalmente aprovou o empréstimo sob fortes premiações do partido oficial", o da libertação dominicana.

Se for confirmada a denúncia, o caso deverá ser resolvido nos tribunais, destacou Alburquerque em comunicado de imprensa.

A Câmara dos Deputados dominicana aprovou na semana passada o polêmico empréstimo por US$ 93,7 milhões para adquirir as oito aeronaves da Embraer, apesar da rejeição da oposição.

O projeto foi impulsionado no Congresso dominicano pelas Forças Armadas, que defendem a necessidade de adquirir os aviões para resguardar o espaço aéreo e as costas nacionais perante o avanço do narcotráfico internacional, que utiliza o país como ponte de suas operações. EFE mf/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG