golpe eleitoral - Mundo - iG" /

Oposição do Gabão convoca 3 dias de greve contra golpe eleitoral

Dacar, 12 set (EFE).- A oposição no Gabão convocou três dias de greve geral, a serem contados a partir de segunda-feira, em protesto contra a vitória de Ali Bongo nas eleições presidenciais, consideradas fraudulentas por vários setores da sociedade, informou hoje a imprensa nacional.

EFE |

A maioria dos candidatos da oposição no pleito de 30 de agosto e representantes da sociedade civil, para quem a vitória de Bongo foi um "golpe eleitoral", também condenaram a morte de "mais de dez" pessoas na repressão aos protestos organizados após o anúncio dos resultados oficiais.

Segundo o porta-voz da oposição, o ex-primeiro-ministro Jean Eyeghe Ndong, outro objetivo da greve é homenagear essas vítimas.

Depois de denunciar as fraudes para tornar possível a vitória de Ali Bongo, primogênito de Omar Bongo, morto por um câncer em 8 de junho após 42 anos no poder, os opositores vão recorrer ao Tribunal Constitucional.

O principal argumento deles é que Bongo só ganhou graças ao uso de urnas não codificadas em quatro províncias do país. EFE st/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG