Oposição confirma vitória em Portugal após fim de apuração

Lisboa, 7 jun (EFE).- Com 31,68% dos votos, O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), ganhou hoje as eleições europeias em Portugal, superando o governante Partido Socialista (PS), que obteve 26,58%, segundo dados oficiais.

EFE |

As autoridades eleitorais informaram que o Bloco de Esquerda (BE) alcançou 10,73%, seguido da Coalizão Democrática Unitária (PCP-PEV), formada por comunistas e verdes, com 10,6%, e do conservador Partido Popular (CDS-PP), com 8,3%.

Outras oito legendas obtiveram porcentagens inferiores a 2% e não conseguiram eleger representantes no Parlamento Europeu.

A participação eleitoral em Portugal foi de 37%, inferior aos 38,8% registrados nas eleições europeias de 2004.

Segundo a apuração oficial, o PSD terá oito eurodeputados; o PS, sete; o BE, dois, assim como a coalizão PCP-PEV; e o CDS-PP, apenas um. Ainda há uma vaga pendente de definição.

A derrota socialista foi assumida hoje pessoalmente pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, quem mesmo assim assegurou ter agora mais determinação para governar e enfrentar as eleições municipais e gerais em Portugal, previstas para este ano.

EFE ecs/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG