Oposição assistirá à posse do Parlamento do Zimbábue

O Movimento pela Mudança Democrática (MDC) liderado pelo opositor zimbabuano Morgan Tsvangirai participará na segunda-feira da cerimônia de posse de deputados no Parlamento, anunciou nesta quinta-feira seu secretário executivo, Tendai Biti.

AFP |

"Ganhamos no Parlamento, é assim que vai ser (...). Os parlamentares que ganharam as eleições em março prestarão juramento", declarou à AFP Biti.

No entanto, não se pronunciou claramente sobre a presença dos 100 deputados do MDC na abertura oficial do Parlamento, no dia seguinte, pelo presidente Robert Mugabe.

"Vamos ao Parlamento defender nosso mandato. Nosso problema está na abertura do Parlamento (...) Se o Parlamento for convocado, as portas serão fechadas para as negociações", continuou.

Na véspera, Biti havia indicado que o MDC não havia "consentido a convocação do novo Parlamento", uma decisão que "decapitaria o diálogo" que está em marcha.

O MDC havia registrado uma vitória histórica nas eleições gerais de 29 de março, ficando com o controle da Câmara dos Deputados, nas mãos do partido presidencial há 28 anos.

No entanto, sua maioria se sustenta em uma facção dissidente. Esta, com dez assentos, pode decidir se unir ao partido no poder, que obteve 99 assentos, levando a maioria para o campo presidencial.

sk-ale/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG