Oposição abre vantagem em apuração parcial ao Parlamento do Zimbábue

HARARE - Os dois maiores partidos da oposição no Zimbábue reúnem 56 cadeiras contra 53 do partido governante, segundo os últimos dados da apuração parcial das eleições parlamentares publicados hoje pelas autoridades locais.

EFE |


A Comissão Eleitoral informou os resultados de 109 das 210 circunscrições, mas ainda não deu a conhecer dados sobre os resultados das eleições presidenciais que aconteceram simultaneamente às parlamentares e municipais, no último sábado.

De acordo com os dados divulgados hoje, o governante Zanu-PF, o partido de Robert Mugabe, no poder desde 1980, já obteve 53 cadeiras, seguido do opositor Movimento para Mudança Democrática (MDC), dirigido por Morgan Tsvangirai, que alcançou 51 deputados.

Mas uma facção dissidente do MDC, liderada por Arthur Mutambara, alcançou outras 5 cadeiras, por isso a oposição reúne conjuntamente 56 deputados dos 109 já oficialmente eleitos.

Os dados da apuração começaram a ser divulgados nesta segunda-feira, dois dias depois das eleições, mas se mantém uma tensa espera no país porque ainda não se conhecem dados parciais sobre a votação presidencial.

    Leia tudo sobre: zimbábue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG