Operação prende dez ligados ao ETA no norte da Espanha

Detidos faziam parte do núcleo político do grupo separatista basco; ação é a primeira desde anúncio de cessar-fogo

iG São Paulo |

Ao menos 10 pessoas foram detidas em Navarra e no País Basco, no norte da Espanha, em uma operação contra a parte política da organização armada basca ETA, a primeira desde o cessar-fogo anunciado pelo grupo, na semana passada

AP
Ilker Moreno, filho do ex-líder do Batasuna Txelui Moreno e membro do Ekin, parte política do ETA, é detido por guarda civil no norte da Espanha
A informação foi dada por veículos da imprensa espanhola, mas não foi confirmada pelo Ministério do Interior ou pela polícia. A operação teria sido ordenada pelo juiz da Audiência Nacional (principal instância penal espanhola) Fernando Grande-Marlaska.

Seis dos detidos em Pamplona, capital navarra, e nas localidades navarras de Villava, Etxarri-Aranatz, Burlada e Barañáin, são acusados de integrar a organização radical EKIN, considerada parte do entorno político do ETA.

Entre os detidos, estariam Iker Moreno Ibáñez, filho de Txelui Moreno, ex-dirigente do Batasuna (braço político do ETA), e porta-voz da denominada Izquierda Abertzale, movimento informal que reagrupou antigos membros do Batasuna, desde que foi considerado ilegal pela justiça espanhola em 2003.

Segundo a imprensa espanhola, as pessoas presas nesta terça-feira são acusadas de tentar reconstruir a cúpula do EKIN, desmantelada em setembro do ano passado em outra operação, na qual nove foram detidos.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: etaespanhabatasunaatentadopolíciapaís bascobasco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG