Operação no Afeganistão mata 34 talibãs e apreende 15 toneladas de heroína

Pelo menos 34 talibãs morreram e 15 toneladas de heroína foram apreendidas no sul do Afeganistão, em uma operação conjunta das forças afegãs e da Otan, informou nesta quinta-feira o Exército dos Estados Unidos.

AFP |

A operação, deflagrada na terça passada na província de Helmand, feudo dos talibãs, prosseguia na noite desta quinta-feira, destacou o Exército.

Desde a terça-feira, "um total de 34 rebeldes morreram" nos "violentos combates" em Marjeh, distrito de Nad Ali, uma conhecida zona produtora de ópio.

O Exército garantiu que não houve qualquer "perda civil".

A operação teve como alvo principal "o mercado de Loy Cherah, em Marjeh, um bastião rebelde e local de comércio de ópio no sul do Afeganistão".

No mercado, os soldados encontraram "mapas, equipamentos de comunicação, sistemas de visão noturna russos, peças de veículos militares americanos" e diversas armas, além de "15 toneladas de drogas, incluindo 14.750 quilos de heroína 'black tar' (de baixa qualidade), 11 quilos de heroína refinada e 30 quilos de morfina".

O Afeganistão produz 90% do ópio mundial e a maior parte desta produção se transforma em heroína para ser enviada a Ásia Central, Europa e Oriente Médio.

mba/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG