grande ofensiva militar lançada pelas forças aliadas contra um reduto taleban na província afegã de Helmand." / grande ofensiva militar lançada pelas forças aliadas contra um reduto taleban na província afegã de Helmand." /

Operação no Afeganistão mata 27 talebans e dois soldados

Pelo menos 27 talebans e dois soldados estrangeiros morreram desde o início da http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2010/02/13/otan+diz+que+houve+progresso+em+ofensiva+contra+o+taleba+9397370.html target=_topgrande ofensiva militar lançada pelas forças aliadas contra um reduto taleban na província afegã de Helmand.

EFE |

O porta-voz do governador de Helmand, Dawoud Ahmadi, não soube especificar a nacionalidade nem as circunstâncias da morte dos dois militares das tropas internacionais.

Ele disse que, desde a madrugada de sábado, quando cerca de 15 mil soldados das forças aliadas iniciaram a ofensiva , as tropas encontraram 2.500 quilos de explosivos na localidade de Marjah, que tem cerca de 80 mil habitantes e é o esconderijo de centenas de rebeldes.


Soldados a bordo de helicóptero aguardam para desembarque no sul do Afeganistão / AP

No domingo, o Ministério da Defesa do Reino Unido já havia confirmado a morte de alguns de seus soldados em Nad Ali, distrito próximo a Marjah cujo controle as tropas internacionais tentam retomar há meses.

Em nota, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), missão militar comandada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), destacou que, ontem, as tropas chegaram a Marjah com helicópteros militares e aviões C-130 e A-10.

Desde então, a Isaf disse ter realizado duas "shuras" (assembleias) com líderes locais para discutir a situação em Nad Ali e Marjah. No entanto, as tropas dessa força não deram detalhes dos avanços militares ou do número de baixas nos combates.

Da operação em Helmand, a maior em número de soldados lançada desde a queda dos talebans, em 2001, participam mais de 5 mil soldados americanos, 2 mil militares e um forte contingente britânico apoiado por combatentes da Dinamarca, Estônia e Canadá.


Soldado britânico conversa com camponês afegão / AP

O objetivo principal da ofensiva é expulsar os talebans da única localidade que eles controlam totalmente em Helmand e consolidar a presença das tropas estrangeiras e afegãs ao longo do rio de mesmo nome.

Leia mais sobre Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG