fase final , segundo Exército do Paquistão - Mundo - iG" /

Operação em Swat entra em fase final , segundo Exército do Paquistão

Islamabad, 22 jun (EFE).- O Exército paquistanês assegurou hoje que a operação contra os talibãs no vale do Swat, no norte do país, entrou em sua fase final, enquanto aproximadamente 40 mil civis já abandonaram a região tribal do Waziristão do Sul, onde uma nova ofensiva militar está prevista para acontecer.

EFE |

Em entrevista coletiva transmitida pela imprensa paquistanesa, o porta-voz do Exército, Athar Abbas, explicou que as forças de segurança mataram 14 "terroristas" nas últimas 24 horas em Swat, principal palco da operação, que teve início no final de abril, no norte do Paquistão.

Segundo Abbas, outros oito insurgentes morreram ontem no distrito vizinho de Alto Dir, em uma ofensiva feita por uma milícia tribal.

"A operação já está em sua última fase. A maioria das áreas já está sob controle. As tarefas de rastreamento estão sendo feitas somente para garantir que todas as estradas estejam seguras para o retorno dos deslocados", disse Abbas.

Em seu comparecimento diante da imprensa, Abbas evitou hoje novamente entrar em detalhes sobre a operação militar na região tribal do Waziristão do Sul, contra o líder talibã paquistanês, Baitulá Mehsud.

"Estamos ainda na fase preparatória. Um desdobramento inicial de tropas foi feito e uma operação para controlar as estradas também está sendo realizada", declarou.

O porta-voz do Exército disse também que a ofensiva será dirigida exclusivamente contra Mehsud e sua rede insurgente, responsável pela maioria dos atentados recentes no Paquistão.

Segundo a imprensa paquistanesa, as forças de segurança estão bombardeando esconderijos e refúgios de militantes do grupo de Mehsud há mais de uma semana, embora o Exército se recuse a comentar sobre as ações. EFE igb/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG