Operação dos EUA no Afeganistão termina com 6 insurgentes mortos

(atualiza com dois mortos em outra operação militar). Cabul, 20 abr (EFE).- Pelo menos seis supostos insurgentes morreram e um foi detido em duas operações realizadas por tropas afegãs e da coalizão liderada pelos Estados Unidos no centro e no sul do Afeganistão, informou hoje o comando militar americano no país.

EFE |

A ação mais recente ocorreu na província central de Uruzgan, onde a força conjunta de Afeganistão e EUA fazia uma patrulha em uma "área conhecida pela forte presença de militantes" talibãs, no distrito de Khas Uruzgan.

Após identificar dois insurgentes e "se assegurar de que não havia civis na área", a patrulha atacou e matou ambos, segundo um comunicado do comando americano.

A outra operação foi registrada na noite de domingo no distrito de Maywand, situado na conflituosa província de Kandahar (sul), durante uma patrulha que tentava localizar um líder talibã supostamente relacionado com dois ataques suicidas.

Ao se aproximar do alvo, a patrulha descobriu um bunker que "parecia ser um lugar onde inimigos se emboscavam", e matou com tiros de armas curtas dois indivíduos presentes no interior, afirmou o comando militar americano em comunicado.

As tropas tiraram das casas uma centena de civis para evitar baixas entre a população durante a operação, embora um homem que resistiu a sair e uma mulher tenham ficado levemente feridos durante a operação.

Ao mesmo tempo, os agentes localizaram um quatro homens em um campo próximo ao povoado e iniciaram um confronto com os suspeitos.

"Dois homens não responderam às advertências, não se renderam e morreram no confronto. Os outros dois homens se renderam sem mais incidentes", declarou o comando. EFE nh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG