um avanço significativo (EUA) - Mundo - iG" /

Operação contra Noordin Top na Indonésia é um avanço significativo (EUA)

A operação da Polícia indonésia que provocou a morte de Noordin Mohammed Top, o homem mais procurado do país, é um avanço significativo na luta antiterrorista nesse país, considerou nesta quinta-feira a diplomacia norte-americana.

AFP |

"Isso representa potencialmente um avanço significativo na batalha da Indonésia contra os extremistas", declarou à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado Philip Crowley.

O malaio Noordin Top, de 41 anos, foi morto em uma operação antiterrorista na ilha de Java, dois meses depois de um duplo atentado suicida que causou nove mortes em Jacarta.

A morte foi apresentada pelas autoridades como uma vitória contra o terrorismo na Indonésia, mas Crowley ressaltou que os Estados Unidos não participaram da operação nem forneceram informações.

Sua morte, aos 41 anos, põe fim a uma longa perseguição efetuada pelas autoridades indonésias no início desta década.

Noordin Top era considerado um dos mentores da onda de violência atribuída à Jemaah Islamiyah (JI), movimento muçulmano radical fundado nos anos 1990 com o objetivo de criar um Estado islâmico na Indonésia.

Ligada à Al-Qaeda, a JI é considerada responsável pelos atentados praticados em Bali (202 mortos em 2002, 20 mortos em 2005) e Jacarta (12 mortos em 2003, 10 mortos em 2004).

lc-cs/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG