Operação contra insurgentes no Paquistão corta provisões da Otan

Islamabad, 30 dez (EFE).- O Paquistão cortou de forma provisória a principal via de provisões das tropas da Otan no Afeganistão, a passagem tribal de Khyber, para lançar uma operação contra os insurgentes, informou hoje o chefe administrativo da demarcação de Khyber, Tariq Hayat Khan.

EFE |

De acordo com ele, as forças de segurança lançaram uma ofensiva com helicópteros, tanques e artilharia na zona, segundo o canal privado "Geo TV".

A estrada que une a cidade de Peshawar, no norte do país, com a pequena localidade fronteiriça de Torkham, onde fica a principal passagem para o Afeganistão, foi fechada até a operação terminar, segundo Khan.

Contatado pela Agência Efe, o porta-voz das Forças Armadas paquistanesas, Athar Abbas, confirmou que a ofensiva em Khyber, embora não a cargo das tropas regulares, mas das forças paramilitares.

Abbas lembrou que as forças de segurança paquistanesas costumam garantir a "proteção" e custodiam os caminhões que abastecem de combustível às tropas da Otan destacadas no Afeganistão e não pôde confirmar que a via de provisões tenha sido cortada por causa da operação.

Durante os últimos dois meses, os talibãs atacaram em várias ocasiões centros de provisões da Otan em Peshawar e queimaram centenas de caminhões, contêineres e inclusive veículos blindados.

Pela passagem de Khyber cruzam a fronteira diariamente cerca de300 caminhões e 80% das provisões das tropas da Otan chegam por esta via.

Na Província da Fronteira do Noroeste (NWFP) e na área tribal paquistanesa vizinha, que não está sob controle total do Governo, são freqüentes os ataques contra caminhões em rota.

Estas regiões servem de refúgio dos grupos talibãs paquistaneses, agrupados sob o rótulo de Tehrik-e-Talibã Paquistão (TTP), assim como de membros da rede terrorista Al Qaeda. EFE igb-amp/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG