Operação contra insurgência no Iraque termina com 61 detidos

Bagdá, 11 jun (EFE).- Sessenta e uma pessoas foram presas hoje em diferentes pontos do Iraque por suposta relação com a insurgência, informaram fontes da Polícia citadas pela agência de notícias iraquiana Aswat Al Iraq.

EFE |

Um total de 24 pessoas foram detidas durante a realização de uma operação que aconteceu no sul de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá.

As fontes explicaram que as detenções aconteceram no bairro de Al Nasr e que entre os aprisionados estão oito pessoas sobre as quais pesava uma ordem de busca.

Por outro lado, o responsável da Polícia de Kirkuk já havia informado antes a detenção de outras 18 pessoas, incluídas oito sobre as quais pesavam uma ordem de busca, durante uma operação de segurança realizada em oito localidades da região zona.

Outros 18 indivíduos foram detidos hoje em um posto de controle ao leste de Karbala, a 100 quilômetros de Bagdá, informou o encarregado das forças de segurança nesta região, Raed Shaker.

O comando policial explicou que as detenções aconteceram quando os supostos insurgentes tentavam chegar à cidade, e afirmou que entre os detidos estavam três líderes milicianos.

Já o Comando Militar dos EUA anunciou a captura de um suposto especialista em explosivos que teria sido treinado no Irã, segundo informação da cúpula militar em comunicado.

A detenção aconteceu nas proximidades de Al Kut, 180 quilômetros a sudeste de Bagdá.

Fontes da inteligência, citadas na nota, afirmaram que o suspeito recebeu treinamento no Irã e introduzia armas e materiais para a fabricação de explosivos no Iraque. EFE am/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG