Operação antiterrorista no Reino Unido prende 12 homens

As prisões foram feitas em quatro cidades britânicas, incluindo a capital Londres, por "terrorismo inspirado na Al-Qaeda"

AFP |

As autoridades britânicas prenderam nesta segunda-feira 12 homens em quatro cidades da Grã-Bretanha, em uma grande operação antiterrorista, anunciou a polícia em Birmingham.

Os homens, com idades entre 17 e 28 anos, foram detidos sob a suspeita de preparar ou estimular um ato de terrorismo no Reino Unido, afirma um comunicado da polícia de West Midlands. As detenções aconteceram em Londres, Cardiff (Gales), Stoke e Birmingham.

"Essa é uma operação em larga escala, planejada com antecedência e de inteligência, que envolve várias forças", declarou o comissário assistente de polícia John Yates, comandante do serviço de combate ao terrorismo britânico.

"A operação apenas começou e não podemos entrar em detalhes sobre as acusações, mas penso que era necessário atuar para garantir a segurança pública", completou John Yates. A polícia prosseguia com a revista de diversos domicílios.

Várias unidades antiterroristas, entre elas a da Scotland Yard, participaram nessa operação coordenada pela polícia de Birmingham e realizada por agentes não armados. Segundo o site da BBC, que cita fontes antiterroristas, a operação estaria relacionada a uma investigação sobre "terrorismo inspirado na Al-Qaeda".

O Ministério do Interior confirmou que a titular da pasta, Theresa May, foi informada da operação antes de ser realizada. O Reino Unido elevou no início deste ano a "severo" o nível de alerta pela ameaça de "terrorismo internacional", o segundo maior em uma escala de cinco, o que significa que um atentado é "altamente provável".

    Leia tudo sobre: grça-bretanhareino unidoterrorismoal-qaeda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG