persona non grata e deixam Belarus - Mundo - iG" /

Onze diplomatas americanos são declarados persona non grata e deixam Belarus

Onze diplomatas americanos declarados persona non grata foram embora do Belarus neste sábado, em um novo episódio da crise diplomática entre a ex-república soviética e os Estados Unidos.

AFP |

"Onze diplomatas americanos cruzaram a fronteira que separa Belarus da Lituânia, respondendo assim a um pedido das autoridades bielorrussas", declarou à AFP um porta-voz da embaixada americana em Minsk, explicando que os funcionários deixaram o país uma hora antes do fim do prazo dado por Belarus.

Na quarta-feira, o país declarou 11 diplomatas americanos como 'persona non grata', dando-lhes 72 horas para sair do país, em represália à negativa dos Estados Unidos de reduzir o número de funcionários de sua embaixada em Minsk.

Washington, que considera Belarus como "a última ditadura da Europa", informou que entre as 11 pessoas expulsas há seis fuzileiros navais, encarregados da segurança da representação diplomática.

A crise entre os dois países começou depois das sanções americanas contra o grupo químico-petroleiro bielorrusso Belneftekhim, impostas devido a denúncias de violação dos direitos humanos no país.

vk-vl/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG