ONU teme violência após anúncio do resultado da eleição afegã

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, teme a ocorrência de episódios de violência no Afeganistão quando for feito o anúncio do resultado da eleição presidencial, previsto para dentro de algumas semanas, o que poderá reavivar a polêmica sobre as fraudes, indicou neste sábado um comunicado da ONU.

AFP |

Em seu relatório trimestral sobre o Afeganistão, o secretário-geral indica que "o nível das supostas irregularidades eleitorais provocou grandes turbulências políticas, o que leva a temer que a violência volte quando forem anunciados os resultados" da eleição presidencial realizada em 20 de agosto.

Ban Ki-moon considera que "houve graves fraudes eleitorais, possibilitadas acima de tudo, mas não somente, pela falta de acesso a regiões do país por causa do conflito".

"Um processo confiável de verificação está a ponto de terminar. Será de importância crucial que os resultados sejam aceitos por todos", acrescentou o secretário-geral.

Ban indicou que o Afeganistão precisa de uma "mudança decisiva", ou seja, que o governo do país possa "assumir todas as responsabilidades que correspondem a um Estado soberano", enquanto a comunidade internacional deve passar a desempenhar um "papel de apoio".

mba/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG