ONU: Situação do Zimbábue é grave e se deteriora

O subsecretário-geral de ajuda humanitária das Nações Unidas, John Holmes, afirmou que a situação do país é preocupante e está se deteriorando.Segundo ele, quatro milhões de zimbabuanos precisariam de assistência - o que representa 1/3 da população do país.

BBC Brasil |

Holmes destacou que a situação é preocupante, especialmente no que diz respeito à segurança alimentar, já que "a próxima colheita provavelmente irá satisfazer apenas um quarto das necessidades do país".

O subsecretário falou à imprensa após entregar um relatório sobre o tema ao Conselho de Segurança e condenou a proibição do governo de permitir o trabalho de campo de grupos privados de ajuda humanitária.

De acordo com ele, a suspensão por tempo indefinido do trabalho das organizações não-governamentais era "particularmente lamentável".

Uma porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que o Conselho de Segurança deve agir rapidamente para "prevenir uma deterioração ainda maior da situação humanitária e da segurança da região".

Tensão
O Departamento de Estado americano havia acusado, também na quinta-feira, as forças de segurança do país por desviar um caminhão com ajuda em alimentos enviado pelos Estados Unidos para crianças subnutridas e a distribuir a comida entre membros do partido governamental de Robert Mugabe.

A tensão entre a o governo e a oposição é grande no país e antecede as eleições presidenciais, agendadas para 27 de junho.

Na quinta-feira, o subsecretário do partido da oposição, Tendai Biti, foi preso em Harare acusado de traição e o candidato da oposição à presidência, Morgan Tsvangirai também ficou detido por algumas horas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG